Menu fechado

4 Passos para não errar na hora da contratação dos funcionários

A definição da estratégia da organização é fundamental para uma iniciar um processo seletivo que permita atingir as metas e os objetivos estabelecidos pela empresa. Além da importância da contratação de um profissional com o perfil adequado à necessidade da empresa, é imprescindível que a organização tenha a plena convicção na estratégia adotada, para ter sucesso alcançando seus objetivos.

O profissional a ser contratado deverá ter o perfil ideal para o preenchimento da vaga existente, pois, muitas vezes, a contratação de um profissional sem o perfil ideal pode não ser proveitosa e gerar ainda mais passivos para área a qual ele foi designado.

Sendo assim separamos dicas para você não errar na hora da contratação dos funcionários:

1) Perfil Profissional

O perfil profissional do candidato é a base para uma boa contratação, pois ele deverá ter competências humanas e competências técnicas em similaridade às necessidades da vaga. Sendo assim, a empresa deverá realizar a sua escolha mais assertiva entre os pretendentes, almejando alcançar os objetivos estabelecidos.

2) Processo Seletivo

O processo seletivo poderá ser interno, o que apresenta inúmeros benefícios, como um melhor acompanhamento dos candidatos, ou ainda terceirizado, com a contratação dos serviços de uma agência de recursos humanos. A terceirização pode ser interessante, em momentos de dificuldade na busca por profissionais com mão de obra especializada, ou quando há uma dificuldade em encontrar os interessados à vaga pretendida.

3) Competência

Uma dica para o processo seletivo é o foco nas competências do candidato. As informações por ele prestadas deverão ser questionadas, para o correto entendimento do seu grau de conhecimento e de suas habilidades em cada atividade relacionada com a vaga em que ele afirma ter competência. Somente assim o gestor contratante poderá entender qual capacidade técnica e em que nível o candidato está, avaliando seu possível desempenho em relação à vaga aberta.

4) Estratégias

É importante que a empresa tenha uma estratégia de contratação bem definida, para que ela possa realmente ter sucesso durante o processo seletivo, e, mesmo após isso, o candidato deverá ser avaliado pelos gestores, a fim de eles comprovarem se há efetivamente no candidato o perfil desejado para a vaga.

E ai achou legal? Se tiver mais alguma dúvida pode escrever um e-mail pra gente!

Um Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *