Menu fechado

Como abrir uma empresa passo a passo

Abrir uma empresa no Brasil é o sonho de muitas pessoas que acreditam ter o poder de fazer a diferença e de se tornarem empresários de sucesso, no entanto, muitos desafios rondam este caminho e as pessoas que superarem os obstáculos terão muito o que comemorar, afinal de contas, ter seu próprio negócio traz muitas vantagens.

São muitos os fatores que podem influenciar o negócio e determinar o seu sucesso ou o seu fracasso. Questões de planejamento, plano de negócio, fluxo de caixa, capital de giro, quadro societário, mercado, logística, impostos,fornecedores,entre outros, podem afetar diretamente o resultado, então é muito importante que o empreendedor busque o máximo de informações a respeito do ramo de negócios onde ele quer atuar ou onde ele já esteja atuando.

Após o estudo de mercado, o empreendedor poderá seguir este pequeno passo a passo para conquistar o seu almejado CNPJ:

1)Procure um contador

O profissional de contabilidade é a pessoa ideal para auxiliar no processo de elaboração do contrato social, que é o documento que enquadrará o tipo de empresa e quais os ramos de atividade em que a empresa irá atuar.

(Ex: MEI, ME, EI, Sociedade simples, Sociedade anonima, etc).

2) Registro na junta comercial

Após a criação do contrato social, o requerente deverá obter o Certificado Nacional de Pessoa Juridica (CNPJ), que poderá ser solicitado na própria Junta Comercial da sua cidade ou diretamente no site da Receita Federal.

3) Alvará de funcionamento

O pedido de alvará deverá ser feito diretamente na prefeitura da sua cidade. Destacando que, dependendo do ramo de atividade do negócio, para conquistar o alvará a empresa poderá precisar de uma autorização dos Bombeiros e da Vigilância Sanitária.

4) Inscrição Estadual e Inscrição municipal

Dependendo do ramo de atividade do negócio, o contador irá instruir a respeito da necessidade da Inscrição Estadual e da Inscrição Municipal.

5) Burocracia

Com o auxílio do contador, o requerente terá conhecimento de todos os tributos aplicáveis no processo. As guias de pagamento para abertura da empresa são apenas algumas das pendências necessárias para a aquisição do CNPJ.Esteja preparado para os trâmites burocráticos e atento aos prazos para a liberação de alvarás.

6) Custo e prazo para abertura de empresa

Esteja preparado para arcar com os custos de abertura de uma empresa. No Brasil, o custo de abertura de uma empresa pode ficar entre R$ 1.000,00 a R$ 2.000,00, dependendo o ramo de atividade a ser desenvolvida. Já o prazo médio para abertura da empresa fica entre 30 a 60 dias, dependendo da sua cidade.

Este passo a passo tem por finalidade dar um entendimento mais amplo dos processos necessários para a abertura de uma empresa, contudo,será necessário contratar um contador durante toda a vida da empresa, exceto no caso da categoriaMEI, destinada ao Micro Empresário Individual, modalidade apenas para alguns ramos de atividade.

E ai, achou legal? Se você tiver alguma dúvida, pode escrever um e-mail e enviar para nós!

Um Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *